quinta-feira, 6 de setembro de 2012

6.09.2012
Não tenho ido ao cinema, faz 8 dias, não tenho conseguido tempo, mas gostaria de fazer uma reflexão sobre cinema, que lí de alguém e gostei muito:
PRODUÇÃO: é a organização para fazer um filme acontecer. O produtor analisa o projeto, vê seé viável, levanta a grana, define o cronograma, escolhe o diretor e é este que recebe o OSCAR de Melhor filme se tudo der certo.
DIREÇÃO: o diretor´e que explica aos atores como devem atuar define ângulos e movimentos da câmera. Se tiver cacife define atores, local de filmagem, etc.

ROTEIRO: é o texto que descreve os diálogos, os cenários, a ação, explicados para orientar a filmagem. O roteiro original é uma história totalmente nova. O adaptado é baseadoem um livro ou outra referência.

FOTOGRAFIA: é a atnosfera visual do filme. O diretor de fotografia torna realidade as imagens pensadas pelo diretor. Ele coordena a iluminação e a operação das câmeras.

FIGURINO: deve dar dicas de quem são ospersonagens e de suas personalidades, precisam combinar com operíodo em que a história se passa  - a não ser que a proposta seja quebrarr essa regra..  EFEITOS ESPECIAIS: é quando o que não pode ser filmado, naturalmente tem de ser inserido na cena. Podem ser feitos no computador ou com o uso de objetos, criaturas mecanicas e miniaturas.

CENARIO: define os locais onde a ação acontece, podem ser construídos em um estúdio, aproveitar um lugar que já existe ou ser feito no computador.

EDICÂO: é a junção das cenas que o diretor filmou. O editor pode optar entre a montagem "invisível" (a gente nem percebe quando muda de cena) e a "visível" com cortes bruscos, em que a mudança no rítmo é perceptível.

SOM: é meio difícel pra se entender:"Efeito Sonoro" é um som criado artificialmente ex. a voz do robô ou o uivo de um lobo. "Trilha Sonora" é a música que tocana cena, feita por um compositor depois do fim das filmagens ou usando uma já já existe e se encaixa. "Mixagem" é a montagem final do áudio os sons reunidos em volumes ideais. Não ficou um pouco mais fácil pra gente entender?  Isto tudo graças a uma pessoa



chamada Renné França, pesquisador e crítico de cinema de Minas Gerais que vai ao cinema todos os dias (por gosto e por obrigação, doutor em comunicação, professor de jornalismo (leia seus textos em pilulapop.com.br).Tenho mta inveja da ida dele ao cinema todos os dias.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário